segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Homenagem ao Alexandre Roncon Garcês de Lencastre - 18.Dez.2010

Foi com imenso prazer que revimos o nosso pequeno grande colega Alexandre Roncon Garcês de Lencastre.


 Foi bom saber que goza de bela saúde, agora que já é sexo-agenário e que a sua vida profissional vai de vento em popa por Terras de Santa Cruz, espalhando cimento e do bom por tudo quanto é Brasil e arredores.


Reunimo-nos no Parque das Nações, devorando um rodízio à brasileira. Na primeira dentada na picanha (não, não foi na moça que tirou a foto de conjunto...) parti um dente em três!!! Como diz o Mourão, tava rija p'ra cacete!

Depois tivemos mais duas estreias, surpresas bem agradáveis:



Tenho uma novidade para vos contar:
Fui a Setúbal entregar um carro que aluguei para ir ao almoço e, quando fui beber um café, nem imaginam quem encontrei:  A ANA MARIA PINTO, nossa colega de química e que fez connosco a cadeira de Mineralogia. Mourão, lembra, estivemos a falar nela!
Trabalha na LALLEMAND IBÉRIA, SA, em Setúbal, é Directora de Qualidade,  è uma empresa que fabrica produtos para tratamentos de vinhos, Bio engredientes, produtos para nutrição humana e animal, fuel etanol em parceria com uma empresa do Brasil, fermentos para padarias e indústria cervejeira e produtos para tratamento de plantas. Vai, como é lógico, entrar na nossa distribuição.




Uma imagem que perdurará para sempre foi quando o Cavalheiro Costa expulsou da sala o Alexandre e o Martinho, por estarem a jogar xadrês na aula. Pegaram os dois no tabuleiro de papel improvisado, equilibraram bem as peças para não cairem, e foram para a rua continuar o jogo!




E agora a foto do grupo:


Da esquerda para a direita:
Fernando José Pereira Bastos, Eduardo Nunes - "Checo", Rui Neves Carneiro, Luís Fernando Pinto Mourão, Rui João Fernandes Trancoso Vaz -"Ruca", Manuel Ribeiro Mendes Cabral, Carlos Abílio Soares de Campos Soares Tavares, José Augusto Tavares - "Tátá",  Alexandre Roncon Garcês Lencastre, Raul José Rodrigues Sousa, Jorge Manuel Ferrão Grave e Vitor Brito Cardoso.

Quem será o primeiro a inaugurar o 2011?

Aproveito este espaço para desejar a TODOS um Santo e Feliz Natal  e que o ano de 2011 venha cheio de saúde e muito dinheiro para podermos pagar as festas de homenagem que vamos fazer!

PS - ah, que o 2011 traga vontade a todos para escreverem no NOSSO blogue ...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

37 anos depois

Foi com saudade que vi o Cabral dentro das socas de madeira onde, há 37 anos todos fomos posar para a posteridade.
Eu vasculhei o meu baú e descobri esta minha foto nas mesmas socas, ainda sem meias solas ...
As fotos da publicação do Vitor Cardoso foi na manifestação contra Portugal, que era o convidado de honra naquele dia, na Feira Internacional ou Expo de Lousanne, na Suíça, e todos nós fomos ficar de lado sempre que apareciam as bandeiras dos Movimentos de Libertação, algumas delas eram por nós vistas pela primeira vez.

Jorge, o Grave

A minha viagem à Islândia

Aproveitando a boleia da Selecção Nacional, desloquei-me no avião da SATA com mais 222 sofredores ao país do gelo e do fogo, no Círculo Polar Ártico, onde as auroras boreais são um espectáculo raro em Outubro, tão raro que não consegui ver por estar nevoeiro ...
Para quem ia com medo do frio foi uma surpresa ter que andar sempre sem agasalhos. Dois dias foram muito e dois dias foram muito pouco para poder admirar tudo. A vida está na capital Reykjavik (que significa baía fumegante) e tudo o resto é paisagem para turista ver, indústria que já rivaliza com a da pesca, outrora mais de 50% do rendimento do país. Não há árvores, só mato rasteiuro e pedras negras, muitas montanhas negras, cinza e mais cinza, cinzento é a cor dominante. Não vi o branco dos glaciares, tapados pelo branco do nevoeiro, como aconteceu quando estive na base do Longjökull. Por isso os dois dias foram poucos.
O circuito dourado é imperdível, visitando a fábrica  que "oferece" a água quente roubada ao centro da terra com o bónus do constante cheiro  a ovos podres, as fumarolas ao longo de todo o caminho, os geisers como turbilhão de água quente jorrado a dezenas de metros de altura, como um trovão, a queda de água Gullfoss (gull= ouro, por isso o circuito é dourado), o glaciar (Jökull) Long, a visita a Pingvellir à sede da mais velha Assembleia Nacional Legislagitiva do mundo (ano de 930)  e que termina na Lagoa Azul, junto ao aeroporto internacional, pagando 33 € para um banho ilimitado, onde se não pode mergulhar a cabeça  para cheirar o aroma de ovos podres que vem das águas quentes sulfurosas do interior da terra.



O centro da cidade, rasteirinho, pode ser admirado dos 73 metros de altura da torre da catedral, qual nave espacial, com telhados e casas de todas as cores e feitios, numa policromia admirável.




Na comida, que saborosa perna de cordeiro islandês, cozinhado no forno e tenra como manteiga feita pela minha cunhada, islandesa de raíz. Admirei-me porque os islandeses não almoçam, as bebidas alcoólicas são caras, o IVA é 25% mas o Vodka, o cognac e o whisky são um must para o jantar realizado bem cedo.
Com um guia de conversação e um dicionário falei durante dois dias com a minha cunhada, que não sabe outra língua que não seja o islandês. É obra!!
Que povo educado e respeitador. Também não admira pois a letargia é de 99,9%!!
Cairam na Banca rota mas a vida é muito cara e não deixam sair a moeda para evitar a fuga generalizada do grande capital. A água quente , independente da fria, é uma benesse do centro da  terra e gastam "zero" no aquecimento, a troco do cheiro a ovos podres mas a pele fica muito macia. A água fria é das melhores que já provei. Todas as piscinas são de água quente, durante todo o ano.


Vai para 30 anos que o meu irmão lá mora, trabalha e vive bem, como fisioterapeuta e foi guia numa noite para apanharmos patos e coelhos com a ainda inexperiente cadela Lina. Não apanhamos nada mas, ... está no bom caminho!
As mulheres, amigo Mourão, estão muito vestidas e não deu para verificar bem os seus contornos  embora as carinhas larócas indiciem um dom princípio.
O futebol foi fraquinho, melhor o resultado, ou não estivesse na baliza do outro lado um bom frangueiro. Foi bom conviver com os jogadores e equipa técnica, com toda a "tranquilidade," como foi bom rever o meu amigo Dr. Jones. Mas eles, os islandeses, não ligam ao futebol pois o seu desporto rei é o handball.

Claro que trouxe um pouco de lava que há por lá até dar com um pau e um pouco das cinzas do EYJAFJALLAJÖKULL.

Valeu bem a pena!


Para verem a completa reportagem :
http://photos.live.com/

Jorge, o Grave

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

37 anos depois

Caros Amigos, não será para vos maçar, mas após ver as fotos dos nossos colegas em Amsterdão, lembrei-me de publicar as 4 fotos seguintes tiradas no mês passado. O tempo voa, mas é sempre bom recordar!
Lembram-se da manifestação na av. da DAM, pela morte do Salvador Allende!! Foi uma viagem marcada por manifestações!! Terá sido no hotel CORDIAL, que ficámos?? Um abraço deste vosso amigo "chato", que não desiste de ir alimentando, pelo menos com umas fotos! - Cabral



Fotos de 1973

Caros Amigos, graças ao Raul que digitalizou estas fotos e que o Vitor Brito Cardoso disponibilizou do seu album pessoal, cabe-me a mim mais uma vez fazer a publicação, que o Jorge Grave se encarregará de arranjar em bloco. Um abraço para todos- Cabral






quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O primo do Américo Cunha

Caro amigo Américo Cunha

Este fim de semana tive o grato prazer de conhecer o teu primo Luis Achega  que me veio visitar na barraquinha que tenho na Serra de Santo António. Falhou o petisco que agendamos com o meu professor de Minderico mas daqui a duas semanas acontecerá esse importante evento.
Ele ofereceu-me uma manta típica de Minda, as famosas menízias, bem grande, para poder tapar os pés.
Pouco tempo tivemos para falar de Angola, em especial de Nova Lisboa, terra onde nasci.
Para tua recordação, uma foto com a chipala do Luís e  uma das suas casas de fim de semana, a Chou da Barreira, esta nos Telhados Grandes, a pouco mais de um quilómetro da minha casa na Serra de Santo António. Vou fazer referência a este encontro "piando à modeia"  no meu blogue http://minderico2010.blogspot.com/

Um grande abraço e não fiques triste por mais ninguém estar a escrever neste blogue.
logo vão lamentar o tempo perdido. Eheheheheheh

Jorge, o Grave

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confraternização com o MILITÃO

Caros Amigos seguidores e visitantes, tem-me cabido a mim ter publicado as fotos de conjunto feita a colegas que já não vemos há muitos anos. Desta vez o amigo Raul, "pescou" o António Militão! Não pude estar presente, mas deixo aqui o meu abraço amigo a todos, aos presentes e aos ausentes. Cabral
RUCA - REMÍGIO - MILITÃO - BASTOS - CARDOSO - RAUL

Almoço de homenagem ao António Militão

Pois é, ao domingo é muito difícil pois tenho a actividade da Administração das Grutas e os fins de semana são os dias de maior trabalho. Lamento caro Militão, pois merecias uma moldura humana e amiga muito maior.




Haverá decerto uma próxima vez.
Aproveito as fotos do Raul para divulgar o acontecimento. Retiraram tudo da mesa só para não vermos o que e quanto comeram!!!
Assim não vale!



Parabéns por mais uma realização, caro Raul! Tu, sim, és o "special one"!!!!

Ah, não sei se alguém vai ver esta folha do blogue ou sequer comentar.
Parece que :
Ou não sabem como digitar devagaresempre2010.blogspot.com
Ou não sabem como aceder a este blogue
Ou não têm computador
Ou nem sequer querem saber do que por aqui escrevem
Ou gostam mas têm vergonha de participar
Ou a amizade já não é o que era
Ou não estão nem aí
Ou estão fartos de ler a crónica sempre dos mesmos
Ou não conseguem decifrar as palavras do Mourão
Ou têm medo que o cabral-MPLA os vá denunciar
Ou não gostam de se expor a todo o mundo
Ou ... já nem sei porquê

Jorge , o Grave

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

REGISTOS PARA A POSTERIDADE

AMIGOS é com nostalgia que recordamos bons momentos passados em conjunto, em fases diferentes da nossa vida. Um desses momentos foi registado na passagem por Londres, em Setembro de 1973, nesta fotografia de conjunto, onde estão alguns, que já nos deixaram desta vida, mas que continuam na nossa recordação: Baptista, Sereno e Torrado dos Reis.


NOTA: houve alguns célebres “gazeteiros” a esta visita a Londres – o Mourão e o Remígio, pelo menos, que andaram entretidos noutras paragens e negócios…..

Aqui fica a homenagem neste nosso blogue, para a posteridade e talvez para os seus descendentes consultarem.

Também publico 2 fotos de conjunto do 1.º jantar que foi de homenagem ao Zeca Frazão em 27 de maio de 2010, por sinal, um dos organizadores da nossa viagem de fim de curso, que aparece na esquerda da foto, efectuado antes da criação do blogue, mas que deve ficar registado para memória futura, da iniciativa que em boa hora o Raul teve na organização das confraternizações, que juntaram alguns de nós após 37 anos!! De assinalar que lhe foi oferecida uma reprodução fotográfica, com o célebre Volvo 122 S, com o registo dos nomes de todos os presentes e cuja surpresa feita pelo Raul, emocionou todos e em particular o homenageado. Lembro-me de o Zequinha ser o terror da polícia, com o seu Volvo a fazer piões e a escapulir-se e aparecer de DAF!!!...

Igualmente publico a foto de conjunto do jantar de homenagem ao Carlos Tavares em 14 de Junho de 2010, que teve a feliz lembrança de nos brindar com as célebres latas da Cuca. Um bom momento também a recordar…

Lanço o (último?) repto para que outros colegas publiquem algo! Com um abraço - Cabral

Londres - setembro de 1973


Homenagem ao Zeca (o organizador, Raul foi o fotógrafo)



Nesta foto com o Raul, alguém nos fez rir a bom rir!!



Homenagem ao Carlos Tavares

domingo, 5 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO (1º MÊS)

Amigo CABRAL

Eu nada mais fiz do que acreditar que, através desta ferramenta, iríamos voltar no tempo, e reviver a época em que estávamos todos juntos em Luanda, e em que os sonhos eram todos permitidos!

Hoje, um mês passado, eu vejo que essa foi talvez a última ilusão que ainda sobrou do tempo da nossa juventude.

De qualquer forma, não estou arrependido do tempo que perdi, e das babaquices que contei prá vocês!

É pena que as coisas não sejam do jeito que a gente gostaria que fossem, mas, no final, e se nada mais sobrou, pelo menos é muito bom a gente saber com quem pode contar!

Parabéns para ti também, e para o Grave ( a idéia e o trabalho da criação deste "blog" foi dele, não minha e, apesar de estar sempre pegando no pé dele, é alguém por quem eu tenho uma amizade e um carinho muito grandes), e muito obrigado pelo apoio que tú tem me dado, de certeza não pelas minhas qualidades literárias, ou interesse dos assuntos, mas apenas por amizade, que sinceramente te agradeço.

Aqui estaremos, enquanto Deus quiser!

Um beijo no coração de vocês!

Devagar e Sempre

Guaiamum

ANIVERSÁRIO (1.º MÊS)

AMIGO MOURÃO, também estás de parabéns, pois foste tu o inspirador desta obra-prima, que está a imortalizar o nosso baú de recordações e tu, em muito e com a tua escrita sui-generis, tens contribuído com as tuas fantásticas recordações, que foram a "novela" da tua vida. Bem hajas pelos momentos que nos tens proporcionado. Um grande abraço - Cabral.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aniversário

Acho que amanhã o "Blog" do Grave vai completar um mês! Já providenciei o bolo, e agora quero saber como vamos fazer para apagar a velinha!

As visitas podem ir tirando o cavalo da chuva, porque o bolo só vai dar para cinco bocas! E, assim mesmo, se a gente chegar primeiro que o Grave!

Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitas dores na barriga...

Não é bem assim, e também a rima não é lá essas coisas, mas dá pró gasto!

Devagar e Sempre

Guaiamum

Os meus convidados, grandes patifes!!

Caros amigos

A foto não tem qualidade fotográfica mas muitos destes pilantras, que me enfiaram um pifo de todo o tamanho, foram agora por mim identificados e anotados.
Aguardo a vossa ajuda para mais alguma identificação em falta.
Foi a 14 de Dezembro de 1972, vai fazer 38 anos!!!
Dantes, os anos andavam, depois corriam e agora ... voam!!!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ALMOÇOS de 2007 e 2008 (?)

Caros Amigos, fui ao blogue do Jorge Grave e retirei estas fotos, que publico neste blogue, em que aparece um grupo no almoço dos EGUA-UL, de 2007, reduzido e um grupo mais alargado de 2008. Quem esteve ou não, que tente identificar os colegas....Recordar é viver!!! - Um abraço - M. Cabral
2007



Da esquerda para a direita:
1 - Américo Morais Cunha
2 - Manuel Cabral
3 - Dâmaso Lopes
4 - Jorge Grave
5 - Luís Mourão
6 - Jorge Pamiés Teixeira - "Careca"  (e filho)
7 - Carlos Tavares - "Cat"
8 - José Augusto Machado - "Tátá"



2008


Da esquerda para a direita:
1º fila - de pé -
1 -
2 - António Militão
3 -
4 -Fernando José Bastos
5 -Joaquim Braga dos Santos
6 -
7 -Carlos Tavares
8 -
9 - Edgar Pacheco
2ª fila - do meio - sentados                                                                  
10 -
11 -
12 - Brito Cardoso
13 - Manuel Cabral
14 -
15 -
3ª fila - à frente  e sentados
16-   Barracas -
17 -
18 - Gonçalves Coelho
19 - Mário Ventim Neves
20 -
21 - António Monteiro Pereira - "Cândido"
22 -
23 - José Augusto Machado - "Tátá"



sábado, 28 de agosto de 2010

BRASIL- Para todos os que lá "labutaram"....

Amigos, em jeito de homenagem, depois de ter lido um artigo, sobre o Brasil-S.Paulo, na revista da CGD, ocorreu-me publicar o mesmo neste blogue. Foram muitos os colegas que foram ajudados e ajudaram, este grandioso e maravilhoso país tropical. Depois de obterem a sua formação em Angola, foram devido à conjuntura do PREC, cá em Portugal, em aventura e para reconstruirem as suas vidas, para S.Paulo, RJ e outros lugares. Cito alguns dos que conheço: Brito Cardoso, Dâmaso, Mourão,Órvil Russo, Morais Cunha, Raul, José Grave, Maria José Benites e Varela Pinto. Como já referi numa crónica estive em casa do José Grave, no RJ e na do Brito Cardoso, em S.Paulo, em 1977. Devem ter ficado com muitas saudades daquele imenso país e com raízes, caso do Dâmaso e do Mourão, pelo menos. Das crónicas do Mourão/Dâmaso e do Morais Cunha, já temos relatos. De outros colegas, não mais soubémos deles: Valor Gonçalves, Meireles, por exemplo. Um abraço para todos - Mendes Cabral.





A única vez que fui ao Brasil, em 1977, ao RJ( foto reproduzida) e a S. Paulo, sem direito a foto.